segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

ISABEL PIRES DE LIMA, SECRETÁRIA-GERAL DO MOVIMENTO FESTLATINO

ISABEL PIRES DE LIMA, PROFESSORA CATEDRÁTICA DA FACULDADE DE LETRAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO - ORGANIZA O SEMINÁRIO DO FESTLATINO NO PORTO, 1º DE ABRIL DE 2011.

HUMBERTO FRANÇA E ANTONIO SKÁRMETA


HUMBERTO FRANÇA ENCONTRA O AUTOR DE "O CARTEIRO E POETA", O ESCRITOR CHILENO ANTONIO SKÁRMETA

DANIEL PIZA CONVIDADO PARA O V CONGRESSO DO MOVIMENTO FESTLATINO - RECIFE 17 A 21 DE OUTTUBRO 2011

O JORNALISTA DANIEL PIZA, EDITOR DO CADERNO DE CULTURA DE "O ESTADO DE S. PAULO" É UMA DAS PERSONALIDADES  CONVIDADAS PARA PALESTRAR NO V CONGRESSO DO MOVIMENTO DO FESTLATINO NO RECIFE - 17 A 21 DE OUTUBRO DE 2011.

MACAU,MONTEVIDÉU,MENDOZA,PORTO E NOVA YORK RECEBERÃO EM 2011 - SEMINÁRIOS DO MOVIMENTO FESTLATINO





MACAU(CHINA) - MONTEVIDÉU (URUGUAI) MENDOZA (ARGENTINA) PORTO (PORTUGAL) E NOVA YORK REALIZARÃO EM 2011, SEMINÁRIOS DO MOVIMENTO FESTLATINO

DR. MÁRIO SOARES - PRESIDENTE DE HONRA DO MOVIMENTO FESTLATINO

HUMBERTO FRANÇA E A JORNALISTA E ESCRITORA BRASILEIRA DANUZA LEAO

FOTO 1) HUMBERTO FRANÇA ENCONTRA A ESCRITORA DANUZA LEÃO, NO RIO DE JANEIRO
FOTO 2) HUMBERTO FRANÇA EXPLICA AS IDEIAS FUNDAMENTAIS DO MOVIMENTO FESTLATINO A ESCRITORES ARGENTINOS EM BUENOS AIRES

PERSONALIDADES CONVIDADAS PARA O SEMINÁRIO DO FESTLATINO NA UNIVERSIDADE DO PORTO












SEMINÁRIO DO FESTLATINO NA UNIVERSIDADE DO PORTO, 1º ABRIL DE 2011- PORTO - PORTUGAL

JOSÉ EDUARDO AGUALUSA,(ESCRITOR SÍMBOLO DA NEOLATINIDADE 2010), DR. MÁRIO SOARES( PRESIDENTE DE HONRA DO MOVIMENTO FESTLATINO), PROF. ISABEL PIRES DE LIMA (ORGANIZADORA DO SEMINÁRIO DO FESTLATINO NO PORTO E SECRETÁRIA-GERAL DO FESTLATINO),  MAESTRO GERARDO IACCOUCI, EX-REGENTE DA ORQUESTRA DA RADIO E TELEVISÃO ITALIANA, RAI, DE MILÃO.

MINISTRO DA CULTURA DA VENEZUELA RECEBE HUMBERTO FRANÇA

O Ministro da Cultura de Venezuela, Hector Henrique Souto, recebe o projeto do Festlatino em Caracas, das mãos do fundador do Movimento Festlatino, professor Humberto França

domingo, 27 de fevereiro de 2011

BIBLIOTECA NACIONAL DA ARGENTINA - SEMINÁRIO DO FESTLATINO 2010





Seminário do Festlatino na Biblioteca Nacional da Argentina -BNA - Julho de 2010.
O Prof. Hmberto França inaugura o Seminário no auditório da BNA
Igualmente, ao lado do Diretor da Biblioteca Nacional, Horácio Gonzalez, discursa o professor Humberto França, a esquerda, o Conselheiro do Festlatino para Argentina, Dr. José Kameniecki.
Humberto França entrega ao Dr. José Kameniecki, o título de Personalidade da Neolatinidade.
Dr. José Kameniecki entrega à Escritora e poeta, Norma Perez, o título de Personalidade da Neolatinidade.

HUMBERTO FRANÇA NO INSTITUTO INTERNACIONAL DE MACAU, LISBOA


O PROFESSOR HUMBERTO FRANÇA ENTREGA O DIPLOMA DE "PERSONALIDADE DA NEOLATINIDADE" AO PRESIDENTE DO INSTITUTO INTERNACIONAL DE MACAU, DR. JORGE RANGEL, NA SEDE DAQUELA INSTITUIÇÃO EM LISBOA

HUMBERTO FRANÇA VISITA A SEDE DA CPLP - EM LISBOA




O fundador do Movimento Festlatino, Humberto França, visita a sede da Comundidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, em Lisboa, sendo recebido pela Embaixadora Alda Melo, Diretora de Relações Internacionais daquela instituição.
A CPLP apoiou a realização o Seminário do Festlatino em Lisboa, 2010. A instituição participa dos congressos do Movimento Festlatino.

HUMBERTO FRANÇA EM ROMA

O EMBAIXADOR PAOLO BRUNI, SECRETÁRIO-GERAL DO INSTITUTO ITÁLIA AMERICA LATINA - IILA - RECEBE O PROF. HUMBERTO FRANÇA, FUNDADOR DO MOVIMENTO FESTLATINO, NA SEDE DO IILA - EM ROMA

HUMBERTO FRANÇA INAUGURA O SEMINÁRIO DO FESTLATINO EM BUENOS AIRES

HUMBERTO FRANÇA, fundador do Movimento Festaltino, discursa na Biblioteca Nacional da Argentina.

HUMBERTO FRANÇA NO VATICANO

O embaixador do Brasil na Santa Sé, Luis Felipe de Souza Correa, recebe o fundador do Movimento Festlatino, Humberto França, no Vaticano.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

SEMINÁRIO FESTLATINO LISBOA 2010









Em Abril de 2010, foi realizado o Seminário do Movimento Festlatino em Lisboa que reuniu representantes  mundo da cultura de Portugal no Instituto Superior de Lisboa. Fotografias: 1) O professor Humebrto França inaugura o Seminário do Festaltino de Lisboa; 2) O Escritor José Eduardo Agualusa debate um dos temas do seminário;3) A Professora Isasbel Pires de Lima, Secretária-Geral do Movimento Festaltino e professora catedrática da Universidade do Porto, anima os debates; 4) Humberto França entrega o Diploma de Personalidade da Neolatinidade à Dra. Simoneta Luz Afonso, Presidente da Assembleia Municipal de Lisboa; 5) Professor Malaca Castelrio profere palestra; 6)  O embaixador Antonio Russo participou do evento.

FESTLATINO EM MAPUTO - MOÇAMBIQUE - JUNHO DE 2010


Flagrantes do Seminário do Festlatino em Maputo.- Moçambique
O Embaixador do Brasil em Moçambique, Antonio Souza e Silva, inaugura, ao lado do fundador do Movimento Festlatino, Humberto França, e do  Dr. Raul Calane, Conselheiro do Festlatino na África Meridional, a sessão do Seminário do Festlatino no Centro Cultural Brasil - Moçambique. Junho 2010

O maestro italiano, Gerardo Iccouci, ex-Regente da Orquestra da RAI de Milão, um dos maiores músicos de Jazz do cenário internacional, participirá do V Congresso do Festlatino no Recife, apresentando o concerto - Il Grande Incontro. Iaccouci é o representante do Movimento Festlatino em Roma.
O Diretor do Instituto Cervantes do Recife e Cônsul da Espanha para Educação em Pernambuco, Ignácio Ortega, entre o jornalista Gladstone Vieira Belo e o fundador do Movimento Festlatino, professor Humberto França. Recife, 2010.
O Instituto Cervantes tem sido um grande apoiador do Movimento Festlatino e participado de todos os congressos.. Igualmente, enviará uma representação para o V Congresso do Festlatino, Recife, 17 a 21 de Outtubro de 2011.

SEMINÁRIO DO MOVIMENTO FESTLATINO NA UNIVERSIDADE DO PORTO

SEMINÁRIO DO FESTLATINO NO PORTO - PORTUGAL - 1º DE ABRIL DE 2011

No âmbito das celebrações do primeiro centenário da Universidade do Porto, será realizado o Seminário do Festlatino, organizado pela Professora Catedrática da Faculdade de Letras da UPorto, Isabel Pires de Lima, Secretária- Geral do Movimento Festlatino. O fundador e Cordenador-Geral do Movimento Festaltino. Prof. Humberto França, participará do seminário.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

v Congresso do Movimento Festlatino - 17 a 21 de outubro 2011 - Recife - Brasil



Humberto França, Fundador e Coordenador-Geral do Movimento Festlatino
 Bacharel em Filosofia e Mestre em História (UFPE), escritor, poeta, conferencista, articulista do Diário de Pernambuco, Vice-Presidente de Relações Internacionais da Brazilian Endowment for the Arts – Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York - sócio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, IAHGPE, (fundado em 1862),  Chefe de Projetos Especiais da Fundação Joaquim Nabuco –FUNDAJ do Ministério da Educação, Coordenador-geral e presidente do Conselho Consultivo do Festlatino – Festival Internacional de Línguas e Literaturas Neolatinas e, Diretor de Projetos do Gabinete Português do Recife.

---------------------------------------------------------------------
É especialista no pensamento estratégico, político e social de Joaquim Nabuco – www.fundaj.gov.br – Escreve, semanalmente, para o mais antigo jornal em circulação na América latina, Diário de Pernambuco, do Recife, e para outros periódicos,  sobre temas de relações internacionais, literaturas, história, tendo publicados artigos sobre Joaquim Nabuco, General Abreu e Lima, Álvaro Lins e outras personalidades da História do Brasil.   Realizou dezenas de palestras e conferências sobre temas de História Brasileira e Literatura em instituições nacionais e internacionais, entre elas, destacam-se:


Universidade de Yale -USA
Universidade do Wisconsin, Madison, Abril de 2009
Academia Militar de West Point USA
Americas Society NYC
Universidade do Porto
Universidade de Buenos Aires
Auditório da Biblioteca Brasileira de Nova York. (2008).
Fundação Mário Soares - Lisboa
Biblioteca Nacional da Argentina
Universidade de Buenos Aires
Embaixada do Brasil junto à Comunidade dos Países de
Língua Portuguesa, CPLP, em Lisboa.
Faculdade de Filologia da Universidade de Vigo, Galícia Espanha.
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, (Rio de Janeiro).
Auditório da Embaixada do Brasil em Buenos Aires - Argentina
Centro de Estudos Brasileiros de Buenos Aires
Faculdad de General San Martin, Buenos Aires.
Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo.
Faculdade de Sociologia da Universidade de São Paulo - USP
Universidade Estadual Paulista - UNESP -





V Congresso do Movimento Festlatino - Festival Internacional de Culturas Línguas e Literaturas Neolatinas

                      Recife – “Capital da Neolatinidade”
                      
                                   17 a 21 de Outubro de 2011

Local: FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife

Tema Geral:

“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para um diálogo América Latina, Europa  e África”


Personalidade Símbolo da Neolatinidade - 2011:
Dr. Mário Soares.


Escritor Símbolo da Neolatinidade 2010:
José Eduardo Agualusa, Angola

Medalha Horácio Castillo, poeta símbolo da Neolatinidade - 2011:
(em processo de escolha)


O Movimento Festlatino tem como Presidente de Honra, Dr. Mário Soares, ex-presidente da República Portuguesa, presidente da Fundação Mário Soares;

Dr. Domício Coutinho, Secretário do Conselho Consultivo e Presidente da Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York (Brazilian Endowment for the Arts).

Profª. Drª. Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática da Universidade do Porto, ex-Ministra de Estado de Cultura da República Portuguesa, Secretária-Geral do Movimento Festlatino.


O escritor, poeta e historiador Humberto França, fundador e Coordenador - Geral do Movimento Festlatino, considerando que o Brasil é o país que concentra a maior população de neolatinos falantes no mundo, quase duzentos milhões de habitantes, e ciente de que o país necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países limítrofes da América do Sul e outros da América Latina e Europa, e se direcionar para uma maior aproximação com as nações africanas de Língua Portuguesa, concebeu o Projeto Festlatino.

O Movimento Festlatino tem se disseminado por quatro continentes mediante a realização de seminários preparatórios e dos congressos que já alcançam a sua quinta edição.

Nos últimos anos, Maputo, Lisboa e Buenos Aires acolheram eventos de curta duração, seminários preparatórios, que assinalaram discussões em torno das línguas e literaturas e culturas neolatinas, os desafios da intercompreensão e perspectivas para a construção de um diálogo pluricultural, aproximando os países e regiões de línguas neolatinas.

Em 2011, o Movimento Festlatino realizará seminários temáticos em Portugal: Porto, China: Macau, Argentina: Mendoza, Uruguai: Montevidéu, Estados Unidos: Nova York. Igualmente, estão programados seminários para o ano de 2012, na Índia: Goa, Vaticano, Espanha: Santiago de Campostela, Romênia: Bacareste.

De 17 a 21 de Outubro de 2011, o Recife, Brasil, novamente, receberá os membros do Conselho Consultivo, convidados, escritores, professores, linguistas, artistas para o V Congresso do Movimento Festlatino, que adotará o tema:



“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para um diálogo América Latina, Europa e África”

Temas gerais:

Discussões e propostas, objetivando ampliar o diálogo pluricultural e plurilinguístico entre os países e regiões de línguas neolatinas da América Latina (Mercosul), África latina e Europa latina.

O fomento do diálogo e da integração cultural entre os países do Mercosul e a África de Língua Portuguesa.

Proposta para empreender uma maior divulgação na América latina (Mercosul) e na África latina, das línguas de regiões e de países europeus de expressões neolatinas.

Análises e discussões a respeito do desafio de ampliar a intercompreensão das Línguas Portuguesa e Espanhola no âmbito do Mercosul, mediante a utilização de novos métodos de ensino e das ferramentas da Internet.

A expansão das línguas e as experiências do ensino das línguas neolatinas na África latina e o diálogo com as línguas locais.

As perspectivas da expansão do ensino e a promoção da Língua Portuguesa/ Países da CPLP -  em Macau (China), Goa (Índia) e Timor Leste. 

DR. MÁRIO SOARES - PRESIDENTE DE HONRA DO MOVIMENTO FESTLATINO

O CONSELHEIRO LOURIVAL HOLANDA, O COORDENARDOR - GERAL, HUMBERTO FRANÇA, E O PRESIDENTE DE HONRA DO MOVIMENTO FESTLATINO, DR. MÁRIO SOARES,  Lisboa 2009

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CONCERTO MUSICAL JAZZ BOSSA NOVA - MAESTRO GERARDO IACCOUCI



Maestro Gerardo Iaccouci, ex-regente da Orquestra da Rádio e Televisão de Milão, Cidadão Honorário de New Orleans, um dos maiores músicos de jazz do cenário internacional, regeu o concerto Il Grande Incontro, cantora Cláudia Beja e Músicos do cosnervatório Pernambucano de Música.


FOTO 1 - Escritor Maurice Bandaman, Costa do Marfim.
FOTO 2 - Humberto França, Embaixatriz Ana Maria Penha Brasil, Embaixador isnard Penha Brasil e Vicente Miranda