segunda-feira, 21 de março de 2011

O QUE É O MOVIMENTO FESTLATINO?

Humberto França, Fundador e Coordenador-Geral do Movimento Festlatino
 Escritor, poeta, conferencista, articulista do Diário de Pernambuco, Vice-Presidente de Relações Internacionais da Brazilian Endowment for the Arts – Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York - sócio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, IAHGPE, (fundado em 1862),  Chefe de Projetos Especiais da Fundação Joaquim Nabuco –FUNDAJ do Ministério da Educação, Coordenador-geral e presidente do Conselho Consultivo do Festlatino – Festival Internacional de Línguas e Literaturas Neolatinas e, Diretor de Projetos do Gabinete Português do Recife.

Historiador e especialista no pensamento estratégico, político e social de Joaquim Nabuco – www.fundaj.gov.br – Escreve, semanalmente, para o mais antigo jornal em circulação na América latina, Diário de Pernambuco, do Recife, e para outros periódicos,  sobre temas de relações internacionais, literaturas, história.  Realizou dezenas de palestras e conferências sobre temas de História Brasileira e Literatura em instituições nacionais e internacionais, entre elas, destacam-se:

Universidade de Yale -USA
Universidade do Wisconsin, Madison, Abril de 2009 -Academia Militar de West Point USAAmericas Society NYC - Universidade do Porto - Universidade de Buenos Aires - Auditório da Biblioteca Brasileira de Nova York. (2008) - Fundação Mário Soares - LisboaBiblioteca Nacional da Argentina - Universidade de Buenos Aires - Embaixada do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, em Lisboa - Faculdade de Filologia da Universidade de Vigo, Galícia Espanha. - Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, (Rio de Janeiro). Auditório da Embaixada do Brasil em Buenos Aires - Argentina - Centro de Estudos Brasileiros de Buenos Aires - Faculdad de General San Martin, Buenos Aires. Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo.- Faculdade de Sociologia da Universidade de São Paulo - USP - Universidade Estadual Paulista - UNESP - Centro Cultural Brasil Moçambique da Embaixada do Brasil em Maputo -




V Congresso do Movimento Festlatino - Festival Internacional de Culturas Línguas e Literaturas Neolatinas
                      Recife – “Capital da Neolatinidade”                                                           


17 a 21 de Outubro de 2011

Local: FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife

“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para um diálogo América Latina, Europa  e África”

Personalidade Símbolo da Neolatinidade - 2011: Dr. Mário Soares.

Escritor Símbolo da Neolatinidade 2010:José Eduardo Agualusa, Angola

Medalha Horácio Castillo, poeta símbolo da Neolatinidade - 2011:(em processo de escolha)

O Movimento Festlatino tem como Presidente de Honra, Dr. Mário Soares, ex-presidente da República Portuguesa, presidente da Fundação Mário Soares;
Dr. Domício Coutinho, Secretário do Conselho Consultivo e Presidente da Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York (Brazilian Endowment for the Arts).
Profª. Drª. Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática da Universidade do Porto, ex-Ministra de Estado de Cultura da República Portuguesa, Secretária-Geral do Movimento Festlatino.

O escritor, poeta e historiador Humberto França, fundador e Coordenador - Geral do Movimento Festlatino, considerando que o Brasil é o país que concentra a maior população de neolatinos falantes no mundo, quase duzentos milhões de habitantes, e ciente de que o país necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países limítrofes da América do Sul e outros da América Latina e Europa, e se direcionar para uma maior aproximação com as nações africanas de Língua Portuguesa, concebeu o Projeto Festlatino.
O Movimento Festlatino tem se disseminado por quatro continentes mediante a realização de seminários preparatórios e dos congressos que já alcançam a sua quinta edição.
Nos últimos anos, Maputo, Lisboa e Buenos Aires acolheram eventos de curta duração, seminários preparatórios, que assinalaram discussões em torno das línguas e literaturas e culturas neolatinas, os desafios da intercompreensão e perspectivas para a construção de um diálogo pluricultural, aproximando os países e regiões de línguas neolatinas.
Em 2011, o Movimento Festlatino realizará seminários temáticos em Portugal: Porto, China: Macau, Argentina: Mendoza, Uruguai: Montevidéu, Estados Unidos: Nova York. Igualmente, estão programados seminários para o ano de 2012, na Índia: Goa, Vaticano, Espanha: Santiago de Campostela, Romênia: Bacareste.
De 17 a 21 de Outubro de 2011, o Recife, Brasil, novamente, receberá os membros do Conselho Consultivo, convidados, escritores, professores, linguistas, artistas para o V Congresso do Movimento Festlatino, que adotará os temas gerais:




Discussões e propostas, objetivando ampliar o diálogo pluricultural e plurilinguístico entre os países e regiões de línguas neolatinas da América Latina (Mercosul), África latina e Europa latina.
O fomento do diálogo e da integração cultural entre os países do Mercosul e a África de Língua Portuguesa.
Proposta para empreender uma maior divulgação na América latina (Mercosul) e na África latina, das línguas de regiões e de países europeus de expressões neolatinas.
Análises e discussões a respeito do desafio de ampliar a intercompreensão das Línguas Portuguesa e Espanhola no âmbito do Mercosul, mediante a utilização de novos métodos de ensino e das ferramentas da Internet.
A expansão das línguas e as experiências do ensino das línguas neolatinas na África latina e o diálogo com as línguas locais.
As perspectivas da expansão do ensino e a promoção da Língua Portuguesa/ Países da CPLP -  em Macau (China), Goa (Índia) e Timor Leste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário