domingo, 30 de outubro de 2011

HUMBERTO FRANÇA E O DR. CHEONG U, SECRETÁRIO CULTURA DE MACAU - RAEM CHINA


Humberto França visitou o Secretário de Cultura de Macau - Dr. Cheong U, em setembro de 2011, quando o convidou a participar do V congresso do Festlatino no Recife, 21-25 de Novembro de 2011







                        V Congresso do Movimento Festlatino 
Festival Internacional de Culturas Línguas e Literaturas   
                                 Neolatinas

                        Recife – Pernambuco - Brasil
               
                       21 a 25 de Novembro de 2011

        Local: FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife

                               
                               Tema Geral:

“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para o diálogo, Europa, América Latina e África”








Coordenador-geral: Humberto França

            

           


                   Escritor Símbolo da Neolatinidade  
                       José Eduardo Agualusa

                      
                         Medalha Horácio Castillo,
                  poeta símbolo da Neolatinidade
                                  (a definir)



Movimento Festlatino:

Presidente de Honra:
Dr. Mário Soares, ex-presidente da República Portuguesa,

Coordenador - Geral: Humberto França, fundador.

Secretário do Conselho Consultivo:
Domínio Coutinho, Presidente da Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York - Brazilian Endowment for the Arts.

Secretária-Geral: Isabel Pires de Lima, ex-Ministra de Estado de Cultura da República Portuguesa,







Apresentação:

O escritor, poeta e historiador Humberto França considerando que o Brasil é o país que concentra a maior população de neolatinos falantes no mundo, quase duzentos milhões de habitantes, e ciente de que o país necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países limítrofes da América do Sul e outros da América Latina e Europa, e se direcionar para uma maior aproximação com as nações africanas de Língua Portuguesa, concebeu o Projeto Festlatino.

Nos últimos anos, Movimento Festlatino tem se disseminado por quatro continentes mediante a realização de seminários preparatórios e dos congressos que já alcançam a sua quinta edição.

As cidades de Maputo, Lisboa, Porto, Bucareste, Constança e Buenos Aires, Macau (China) acolheram eventos de curta duração, os seminários preparatórios, que assinalaram discussões em torno das línguas e literaturas e culturas neolatinas, os desafios da intercompreensão e perspectivas para a construção de um diálogo pluricultural, aproximando o Brasil dos países e regiões de línguas neolatinas.

Em 2012, o Movimento Festlatino tem confirmados os seminários em Paris, Mendoza, Argentina, Montevidéu, Uruguai, Santiago de Campostela, Espanha

O V Congresso do Festlatino será realizado de 21 a 25 de Novembro de 2011, no Recife, Brasil. A cidade receberá os membros do Conselho Consultivo, presidentes de instituições culturais, escritores, professores, linguistas, artistas e apoiadores para um evento que adotará o tema:

 “As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para o diálogo, Europa, América Latina e África”.

 Foram convidados para o V Congresso do Festlatino, José Eduardo Agualusa, Escritor Símbolo da Neolatinidade 2011- Ana de Holanda, Ministra da Cultura do Brasil, Mário Soares, Presidente da Fundação Mário Soares, Armando Artur João, Ministro da Cultura de Moçambique, Maria Lucia Souza, Ministra da Cultura de Cabo Verde Ana Paula Laborinho, Presidente do Instituto Camões, Vitor Ortiz, Secretário-geral do Ministério da Cultura do Brasil,  


Carmen Caffarel, Presidente do Instituto Cervantes, Isabel Pires
de Lima, Professora Catedrática da Universidade do Porto, Helder Vaz, Diretor Executivo Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP -, Jorge Rangel e José Lobo do Amaral, presidente e vice-presidente, respectivamente,  do Instituto Internacional de Macau, Francisco Piñon, reitor da Universidad de Congreso, Mendoza, Argentina, Raul Calane, Presidente do Centro cultural Brasil – Moçambique – entre notáveis líderes culturais.

                           

 Temas gerais:

Discussões e propostas, objetivando ampliar o diálogo pluricultural e plurilinguístico entre os países e regiões de línguas neolatinas da América Latina (Mercosul), África latina e Europa latina.

O fomento ao diálogo e à integração cultural entre os países do Mercosul e a África de Língua Portuguesa.

Proposta para empreender uma maior divulgação, ensino e discussão a respeito das línguas neolatinas no âmbito internacional.

Promover análises e discussões a respeito do desafio de ampliar a intercompreensão das Línguas Portuguesa e Espanhola na área do Mercosul, mediante a utilização de novos métodos de ensino e das ferramentas da Internet.

A expansão das línguas e as experiências do ensino das línguas neolatinas na África latina e o diálogo com as línguas locais.

As perspectivas da expansão do ensino e a promoção da Língua Portuguesa/ Países da CPLP - em Macau (China), Goa (Índia) e Timor Leste. 


COMISSÃO ORGANIZADORa
                                 Humberto França, coordenador-geral
                                 Cássio Cavalcante - UBE
                                 Dorilma Neves - UFRPE
                                 Vera Sato,UBE

Nenhum comentário:

Postar um comentário