sábado, 7 de julho de 2012

O QUE É O MOVIMENTO FESTLATINO?

O que é o Movimento Internacional Festlatino?

Humberto França
Fundador e Presidente do Festlatino

Nos meados da primeira década do século XXI, surgiu no Recife, Brasil, um movimento cultural para promover as línguas, culturas e literaturas neolatinas, a partir da constatação que o Brasil é um país que concentra a maior população de neolatinos no mundo, quase duzentos milhões de habitantes e, por isso, poderia oferecer novas idéias e estímulos para fortalecer e ampliar os laços culturais, lingüísticos e literários com países limítrofes da América do Sul, América Latina e, notadamente, com os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP e Europa latina, África latina e as regiões onde remanesce a língua portuguesa, Macau e Goa.  Na senda de edificar uma maior aproximação com as nações e as regiões de línguas neolatinas, nasceu o Festlatino em 2006, no primeiro congresso reunido na cidade do Recife.
Com esta visão, o escritor  Humberto França  apresentou uma  proposta para desencadear o Movimento Festlatino, mediante a realização de um evento internacional anual, um congresso, e seminários preparatórios a serem realizados em cidades de países de línguas neolatinas, para animar as instituições culturais, diplomáticas, governamentais, educacionais a artísticas no que se constitui como um verdadeiro movimento cultural, baseado principalmente na ligação lingüística,  produção cultural e literária dos países e regiões autônomas participantes. O Festlatino ultrapassa o conceito de festivais literários porque mantém uma continuidade e se tornou num movimento cultural intercontinental, cujo centro definidor é a promoção, a divulgação das línguas neolatinas e o fomento de um diálogo cultural para aproximar a África, as Américas, a Europa e a Ásia onde perpassa a herança da Latinidade, envolvendo personalidades do mundo da cultura, artistas, diplomatas, autoridades governamentais, escritores, professores, estudantes e público em geral.
É improvável que um movimento cultural literário neolatino, formado por voluntários, tenha alcançado tão grande expansão em tão pouco tempo, se disseminando em quatro continentes. Devido à semelhança entre o Espanhol, o Francês e o Português e, na tentativa de promover e assegurar o plurilinguismo e o multiculturalismo da Europa, foram desenvolvidos, com o apoio da União Europeia, vários projetos interuniversitários. O conceito contido na base desses projetos é o de intercompreensão, o que vem ao encontro da posição da União Latina, cuja finalidade é promover e disseminar a essência comum das línguas românicas, especialmente o Espanhol, o Francês e o Português. Dessa forma, o Festival Internacional de Culturas, Literatura, Línguas e Literaturas Neolatinas – VI Congresso do Movimento FESTLATINO, realizado no Recife, anualmente, se tornou num grande encontro sobre essas culturas, línguas e literaturas.  A iniciativa única no Brasil fomenta um diálogo intercultural, notadamente de línguas e literaturas, mas também de cinema, teatro, música e artes plásticas, com o intuito de aproximar os países da América Latina, África latina e lusófona e a Europa latina, mediante a realização de discussões literárias, lingüísticas e também da promoção de eventos culturais, para que se consolidem as expressões culturais dos países que têm em comum as línguas neolatinas. Desenvolver o diálogo cultural entre os países e regiões de línguas e culturas neolatinas da Europa, África, Américas e Ásia é a proposta deste projeto, promovendo, no Estado de Pernambuco, a troca de informações culturais que tanto enriquecem e fortalecem nossa cultura. Em 2006, por exemplo, o I Congresso do Movimento Festlatino homenageou o poeta pernambucano Mauro Mota como o “Escritor Símbolo da Neolatinidade”.
Em apenas cinco anos, contando com poucos recursos e escassa divulgação, o Festlatino, entretanto, atraiu a atenção de inúmeros escritores, professores, filólogos, artistas e personalidades do mundo da cultura do Brasil e de países de quatro continentes, que têm se deslocado para Pernambuco a fim de participar de sua edição anual. Com isso, a cultura pernambucana, o Estado de Pernambuco e o Brasil, passaram a ser objeto de atenção permanente das personalidades engajadas no Movimento, que tem como seu Presidente de Honra, o Dr. Mário Soares, ex-chefe de Estado da República Portuguesa, que preside o Conselho Consultivo, e é coordenado pelo escritor Humberto França, fundador do Movimento Festlatino. O Conselho é formado por personalidades do mundo da cultura e línguas de doze países, a exemplo, entre outros, do Sr. Domício Coutinho, presidente da Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York – EUA e secretário do Conselho Consultivo do Festlatino; da Profa. Isabel Pires de Lima, catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e ex-ministra da Cultura de Portugal e secretária geral do Festlatino; do Sr. José Luis Dicenta, embaixador e secretário-geral da União Latina (Paris – França);  e Sr. Francisco Seixas da Costa, embaixador extraordinário e plenipotenciário da República Portuguesa em Paris; Ramon Villares, presidente do Conselho da Cultura Galega; Ana Paula Laborinho, presidente do Instituto Camões; Nélida Piñon, da Academia Brasileira de Letras; Jorge Rangel, Presidente do Instituto Internacional de Macau (China); Henrique Monteagudo, membro da Real Academia Galega; Sr. Luis Felipe de Seixas Correa, cônsul geral do Brasil em Nova York, EUA; Isnard Penha Brasil Junior, embaixador, chefe da Representação do Ministério das Relações Exteriores do Brasil no Nordeste; Saulo Neiva, professor d’ Université Blaise-Pascal Clermont-Ferrand, França; Francisco Piñon, reitor da Universidad de Congreso, Mendoza, Argentina; Mahai  Zamfir,  embaixador da República da Romênia no Brasil e diversas personalidades internacionais. como exemplo de um artista estrangeiro que atua como membro ativo do Movimento, podemos citar o maestro Gerardo Laccouci, ex-Regente da Orquestra da Rádio e Televisão Italiana, RAÍ, de Milão, que vem colaborando com os projetos do Movimento Festlatino, posto que criou  dezoito composições musicais e apresentou-as em concerto no auditório da Faculdade FAFIRE do Recife, no III Congresso do Movimento Festlatino, 2009.
Da mesma forma que Pernambuco toma conhecimento das manifestações culturais dos países membros do Movimento Festlatino durante o seu Congresso anual, os brasileiros, em especial os pernambucanos, também são divulgados, por meio de informes e material de divulgação, impresso e eletrônico, durante os seminários preparatórios realizados nos demais países. De 2006 a 2010, foram realizados seminários preparatórios do Movimento Festlatino em Maputo (Moçambique), Lisboa (Portugal) e Buenos Aires (Argentina), o que colaborou para a divulgação do estado de Pernambuco nos três continentes, todos com representações da cultura e da literatura pernambucana.
Em 2011, o Movimento Festlatino realizou também seminários preparatórios em Porto (Portugal); Macau (China); Bucareste e Constança (Romênia). Igualmente, estão programados seminários para o ano de 2012, em Mendonza (Argentina); Paris (França) em Santiago de Compostela (Espanha); Rio de Janeiro (Brasil). Em 2013, serão realizados seminários em Nova York (Estados Unidos); Dakar (Senegal), Goa (Índia); Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela). E no Recife, o VII Congresso do Movimento Festlatino.
Assim, de 22 a 26 de Outubro de 2012, o Recife/Pernambuco será, novamente, a cidade-sede a receber os membros do Conselho Consultivo e os convidados — escritores, professores, linguistas e artistas —para o VI Congresso do Movimento Festlatino, buscando formas e meios de difundir culturas próximas pela língua adotada em seus países. A realização deste evento de porte internacional no Recife, eleva e qualifica a cidade como rota literária e cultural, denotando ao estado o destaque da mídia internacional. No V Congresso do Festlatino, em novembro de 2011, uma equipe da Televisão de Portugal Internacional veio ao Recife para produzir uma matéria, que foi veiculada no Jornal da Tarde RTP e transmitida para oito países de língua portuguesa e para as regiões onde os sinais da RTP são captados. Os congressos do Movimento Festlatino têm o objetivo de divulgar o Brasil, Pernambuco em especial, como sede oficial; demonstrar suas diversas formas de manifestações culturais e literárias; de ressaltar os valores do patrimônio latino, bem como fomentar o diálogo entre os povos de línguas neolatinas e proporcionar a difusão de suas culturas por meio da realização de um grande encontro cultural internacional de estudos, cursos, seminários, palestras, eventos literários, musicais e cinema. Citamos os países e regiões de língua neolatinas convidados a participar desse próximo encontro no Brasil: Portugal, França, Itália, Romênia, Espanha (Catalunha e Galícia), Canadá (Québec), Argentina, Chile, México, Colômbia, Peru, Uruguai, Cuba, Paraguai, Venezuela, Timor Leste, China (Macau), Índia(Goa) e ainda Países Africanos de língua oficial portuguesa, como Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário