V CONGRESSO DO MOVIMENTO FESTLATINO, RECIFE - 2011
Presidente de Honra: Dr. Mário Soares
Fundador e Coordenador-Geral – Humberto França
Secretário do Conselho Consultivo, Dr. Domício Coutinho
Secretária-Geral, Dra. Isabel Pires de Lima.
O MOVIMENTO FESTLATINO
O escritor, poeta e historiador Humberto França, considerando que o Brasil é a nação que concentra a maior população de neolatinos falantes no mundo e ciente de que o país necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países neolatinos da América Latina, África, notadamente os membros Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, CPLP, e Europa, concebeu o Projeto Festlatino.
O Movimento Festlatino possui um Presidente de Honra, Dr. Mário Soares, ex-chefe de Estado da República Portuguesa, que preside um conselho formado por vinte e seis personalidades do mundo da cultura e línguas de doze países. I
O Festlatino consiste em um movimento cultural, literário e educacional que realiza, anualmente, um congresso no Recife, no Brasil e seminários preparatórios em países e regiões autônomas de línguas neolatinas, com a finalidade de fomentar o diálogo cultural entre os países e regiões de línguas e culturas neolatinas da Europa, África, Américas e Ásia.
Igualmente, promove o Estado de Pernambuco, a sua cultura e literatura, mediante a realização dos congressos anuais no Recife e também de seminários preparatórios em vários países de línguas neolatinas de quatro continentes, que reúnem escritores, filólogos, professores, artistas, estudantes, diplomatas, jornalistas, líderes culturais e políticos e promotores culturais.
Por iniciativa do seu fundador, de 2006 a 2010, foram realizados no Recife, quatro congressos do Movimento Festlatino. Do mesmo modo, foram promovidos Seminários Preparatórios do Festlatino em Maputo, Moçambique, Lisboa, Portugal, Buenos Aires, Argentina, o que tem colaborado pela divulgação do Estado de Pernambuco em três continentes.
Os eventos tem como meta incentivar os estudos de línguas e literaturas neolatinas, em especial, a Língua Portuguesa, e, também, as manifestações literárias e culturais dos países de línguas neolatinas e promover o treinamento e capacitação de professores para o ensino das línguas neolatinas.
.
Entre seus objetivos específicos, destacam-se:
- Conceder, anualmente,
Medalha Escritor Símbolo do
Neolatinidade, cujos homenageados foram:
2006- Mauro Mota, poeta, (post-mortem)
2008- Horário Castillo, da Academia Argentina de Letras.
2009- Nélida Piñon, da Academia Brasileira de Letras.
2010- José Eduardo Agualusa, escritor angolano.
- Medalha Personalidade da Neolatinidade:
2011- Mário Soares, ex-presidente da República Portuguesa
- Medalha Poeta Símbolo da Neolatinidade
2011 – (em processo de escolha)
Nenhum comentário:
Postar um comentário