quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

v Congresso do Movimento Festlatino - 17 a 21 de outubro 2011 - Recife - Brasil



Humberto França, Fundador e Coordenador-Geral do Movimento Festlatino
 Bacharel em Filosofia e Mestre em História (UFPE), escritor, poeta, conferencista, articulista do Diário de Pernambuco, Vice-Presidente de Relações Internacionais da Brazilian Endowment for the Arts – Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York - sócio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, IAHGPE, (fundado em 1862),  Chefe de Projetos Especiais da Fundação Joaquim Nabuco –FUNDAJ do Ministério da Educação, Coordenador-geral e presidente do Conselho Consultivo do Festlatino – Festival Internacional de Línguas e Literaturas Neolatinas e, Diretor de Projetos do Gabinete Português do Recife.

---------------------------------------------------------------------
É especialista no pensamento estratégico, político e social de Joaquim Nabuco – www.fundaj.gov.br – Escreve, semanalmente, para o mais antigo jornal em circulação na América latina, Diário de Pernambuco, do Recife, e para outros periódicos,  sobre temas de relações internacionais, literaturas, história, tendo publicados artigos sobre Joaquim Nabuco, General Abreu e Lima, Álvaro Lins e outras personalidades da História do Brasil.   Realizou dezenas de palestras e conferências sobre temas de História Brasileira e Literatura em instituições nacionais e internacionais, entre elas, destacam-se:


Universidade de Yale -USA
Universidade do Wisconsin, Madison, Abril de 2009
Academia Militar de West Point USA
Americas Society NYC
Universidade do Porto
Universidade de Buenos Aires
Auditório da Biblioteca Brasileira de Nova York. (2008).
Fundação Mário Soares - Lisboa
Biblioteca Nacional da Argentina
Universidade de Buenos Aires
Embaixada do Brasil junto à Comunidade dos Países de
Língua Portuguesa, CPLP, em Lisboa.
Faculdade de Filologia da Universidade de Vigo, Galícia Espanha.
Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - IHGB, (Rio de Janeiro).
Auditório da Embaixada do Brasil em Buenos Aires - Argentina
Centro de Estudos Brasileiros de Buenos Aires
Faculdad de General San Martin, Buenos Aires.
Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo.
Faculdade de Sociologia da Universidade de São Paulo - USP
Universidade Estadual Paulista - UNESP -





V Congresso do Movimento Festlatino - Festival Internacional de Culturas Línguas e Literaturas Neolatinas

                      Recife – “Capital da Neolatinidade”
                      
                                   17 a 21 de Outubro de 2011

Local: FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife

Tema Geral:

“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para um diálogo América Latina, Europa  e África”


Personalidade Símbolo da Neolatinidade - 2011:
Dr. Mário Soares.


Escritor Símbolo da Neolatinidade 2010:
José Eduardo Agualusa, Angola

Medalha Horácio Castillo, poeta símbolo da Neolatinidade - 2011:
(em processo de escolha)


O Movimento Festlatino tem como Presidente de Honra, Dr. Mário Soares, ex-presidente da República Portuguesa, presidente da Fundação Mário Soares;

Dr. Domício Coutinho, Secretário do Conselho Consultivo e Presidente da Fundação Biblioteca Brasileira de Nova York (Brazilian Endowment for the Arts).

Profª. Drª. Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática da Universidade do Porto, ex-Ministra de Estado de Cultura da República Portuguesa, Secretária-Geral do Movimento Festlatino.


O escritor, poeta e historiador Humberto França, fundador e Coordenador - Geral do Movimento Festlatino, considerando que o Brasil é o país que concentra a maior população de neolatinos falantes no mundo, quase duzentos milhões de habitantes, e ciente de que o país necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países limítrofes da América do Sul e outros da América Latina e Europa, e se direcionar para uma maior aproximação com as nações africanas de Língua Portuguesa, concebeu o Projeto Festlatino.

O Movimento Festlatino tem se disseminado por quatro continentes mediante a realização de seminários preparatórios e dos congressos que já alcançam a sua quinta edição.

Nos últimos anos, Maputo, Lisboa e Buenos Aires acolheram eventos de curta duração, seminários preparatórios, que assinalaram discussões em torno das línguas e literaturas e culturas neolatinas, os desafios da intercompreensão e perspectivas para a construção de um diálogo pluricultural, aproximando os países e regiões de línguas neolatinas.

Em 2011, o Movimento Festlatino realizará seminários temáticos em Portugal: Porto, China: Macau, Argentina: Mendoza, Uruguai: Montevidéu, Estados Unidos: Nova York. Igualmente, estão programados seminários para o ano de 2012, na Índia: Goa, Vaticano, Espanha: Santiago de Campostela, Romênia: Bacareste.

De 17 a 21 de Outubro de 2011, o Recife, Brasil, novamente, receberá os membros do Conselho Consultivo, convidados, escritores, professores, linguistas, artistas para o V Congresso do Movimento Festlatino, que adotará o tema:



“As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para um diálogo América Latina, Europa e África”

Temas gerais:

Discussões e propostas, objetivando ampliar o diálogo pluricultural e plurilinguístico entre os países e regiões de línguas neolatinas da América Latina (Mercosul), África latina e Europa latina.

O fomento do diálogo e da integração cultural entre os países do Mercosul e a África de Língua Portuguesa.

Proposta para empreender uma maior divulgação na América latina (Mercosul) e na África latina, das línguas de regiões e de países europeus de expressões neolatinas.

Análises e discussões a respeito do desafio de ampliar a intercompreensão das Línguas Portuguesa e Espanhola no âmbito do Mercosul, mediante a utilização de novos métodos de ensino e das ferramentas da Internet.

A expansão das línguas e as experiências do ensino das línguas neolatinas na África latina e o diálogo com as línguas locais.

As perspectivas da expansão do ensino e a promoção da Língua Portuguesa/ Países da CPLP -  em Macau (China), Goa (Índia) e Timor Leste. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário