segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O QUE É O MOVIMENTO FESTLATINO?

V CONGRESSO DO MOVIMENTO FESTLATINO



Um movimento cultural, fundado no Recife, por Humberto França, se expande e já alcançou os confins da Ásia. O Festlatino. Não se trata de mais um festival literário um congresso de escritores. É um empreendimento que procura alcançar, escritores, líderes culturais, autoridades, lingüistas, estudantes, jornalistas para promoverem as línguas, as culturas e as literaturas neolatinas. Um dos objetivos é o de Impulsionar o ensino das línguas de raiz românica e promover a intercompreensão. Principalmente, mediante a difusão das línguas neolatinas para facilitar o diálogo ente os países africanos, americanos e europeus de línguas neolatinas.

A divulgação das culturas dos países e regiões de línguas neolatinas, danças, músicas, literatura, cinema, teatro, artes plásticas e suas derivações são objetivos fundamentais do Movimento Festlatino. Igualmente, promover o ensino das línguas neolatinas de regiões como Macau, Goa, Malaca, onde remanesce a língua portuguesa.

O escritor, poeta e historiador Humberto França considerando que o Recife, por sua história substanciada num encontro de povos e culturas e pela localização estratégica diante do Oceano Atlântico, poderia ser tornar num dos pontos axiais para um diálogo cultural neolatino, que compreende quatro continentes, idealizou o Movimento Festlatino. E assim tem sido com a realização de cinco congressos na cidade e uma expansão para a promoção de seminários internacionais do Movimento Festlatino em Buenos Aires, Maputo, Lisboa, Porto, Constança, Bucareste e Macau. E em 2012, são previstos seminários em Paris, Santiago de Campostela,(Espanha) Montevidéu, Rio de janeiro, Brasília, Mendonza, (Argentina) e Nova York.

Igualmente, o fundador do Movimento Festlatino, entendo que o Brasil é o país que concentra a maior população de neolatinos falantes no mundo, quase duzentos milhões de habitantes, e ciente de que o país necessita fortalecer e ampliar os seus laços culturais com países limítrofes da América do Sul e outros da América Latina e Europa, e se direcionar para uma maior aproximação com as nações africanas de Língua Portuguesa, empreende, a partir de Pernambuco, um movimento cultural que dissemina a cultura brasileira e a Língua Portuguesa.

Os congressos e seminários do Movimento Festlatino desencadearam discussões em torno da expansão das línguas neolatinas e da divulgação das literaturas e culturas neolatinas, diante dos  desafios da intercompreensão e das perspectivas para a construção de um diálogo pluricultural, aproximando o Brasil dos países e regiões de línguas neolatinas da América latina e África latina, principalmente.


O V Congresso do Festlatino será realizado de 21 a 25 de Novembro de 2011, no Recife, Brasil. A cidade receberá membros do Conselho Consultivo, presidentes de instituições culturais, escritores, professores, linguistas, artistas e apoiadores para um evento que adotará o tema:

 “As Línguas e Culturas Neolatinas: eixos fundamentais para o diálogo, Europa, América Latina e África”.

 Discussões e propostas, objetivando ampliar o diálogo pluricultural e plurilinguístico entre os países e regiões de línguas neolatinas da América Latina (Mercosul), África latina e Europa latina.

O fomento ao diálogo e à integração cultural entre os países do Mercosul e a África de Língua Portuguesa.

Proposta para empreender uma maior divulgação, ensino e discussão a respeito das línguas neolatinas no âmbito internacional.

Promover análises e discussões a respeito do desafio de ampliar a intercompreensão das Línguas Portuguesa e Espanhola na área do Mercosul, mediante a utilização de novos métodos de ensino e das ferramentas da Internet.

A expansão das línguas e as experiências do ensino das línguas neolatinas na África latina e o diálogo com as línguas locais.

As perspectivas da expansão do ensino e a promoção da Língua Portuguesa/ Países da CPLP - em Macau (China), Goa (Índia) e Timor Leste. 

V Congresso do Festlatino: Personalidades convidadas: 

Daniel Piza, Editor do Caderno cultura de O Estado de S. Paulo,Vitor Ortiz, Secretário-geral do Ministério da Cultura do Brasil, Martinho da Vila, Carlos Fino, Jornalista e Conselheiro da Embaixada de Portugal em Brasília, El Hadji Abdoul Aziz Ndiay, embaixador do Senegal em Brasília,Daniel Pereira, Embaixador da República do Cabo Verde em Brasília, Isabel Pires de Lima, Professora Catedrática da Universidade do Porto, Jorge Rangel, presidente do Instituto Internacional de Macau, Francisco Piñon, reitor da Universidad de Congreso, Mendoza, Argentina, entre notáveis líderes culturais.




Informações:


Locais: Cerimônia de Abertura
Gabinete Português de Leitura do Recife
Rua do Imperador, 290 – Sto. Antonio – Recife – PE
Segunda- feira, 21 de Novembro de 2011, ás 19h

Sessões e Palestras:
Faculdade Frassinetti do Recife
FAFIRE
Av. Conde de Boa Vista, 965 –  Boa Vista – Recife
De Terça – feira:  22 a Sexta feira 25 de Novembro de 2011-11-06 Das 14 ás 19h




COMISSÃO ORGANIZADORA:

Humberto França
Vera Sato
Cássio Cavalcante



Nenhum comentário:

Postar um comentário